Resumão Principais Tendencias Inverno 2012 por Savana via Jornal do Povo

23/03/2012 14:51

Onças e cobras sairão do armário no inverno

(Reportagem de Oneide Teixeira)

Consultora cachoeirense de imagem fala sobre as tendências da estação mais fria do ano e garante que cuidar do visual não é futilidade

Savana Ferreira, 24 anos, consultora de imagem e dona do blog Dicas da Savana Savana Ferreira, 24 anos, consultora de imagem e dona do blog Dicas da Savana

O calor radiante das últimas semanas começou a dar espaço para as quedas de temperatura que já anunciam a chegada da estação mais fria do ano, principalmente para nós, os gaúchos. Está na hora de reorganizar o armário e procurar as botas, sapatos e roupas de lã para dar as boas vindas ao outono/inverno.

As cobras e onças prometem ser a estampa do momento. Confira as dicas da empresária cachoeirense, consultora de imagem e estilo, Savana Ferreira, 24 anos. Ela é dona do blog www.dicasdasavana.com e garante que cuidar da imagem não é futilidade, mas sim uma necessidade.

Tendências do outono-inverno 2012 por Savana Ferreira, consultora de imagem e estilo:

- A moda inverno está super versátil. Das mais diferentes estampas, como as geométricas, até as mais clássicas como o xadrez.

- As bolinhas e as listras também continuam em nosso guarda-roupa.

vestido tigrado

- O bicho da vez é a cobra, mas a onça continua com tudo. Para usar a estampa de oncinha é preciso cuidado: quem está acima do peso deve usar a estampa pequena e com o fundo escuro, para alongar. Não se deve usar muitas peças estampadas em um mesmo look. Deixe que apenas uma peça ou acessório print fale por si.

jaqueta metalizada-calça print cobra

- A principal estampa animal print é a píton (cobra). Mais discreta, e mais fácil de combinar, ela estará em todas as peças: vestidos, saias, calças, leggings, jaquetas, pulseiras, bolsas e sapatos.

 

- As roupas com pêlos além de esquentar completam um visual sofisticado

- Me arrisco a dizer que o couro nunca sai de moda, por isso vale a pena investir. Ele está em casacos, shorts, saias e calças

- A ousadia das peças metalizadas está com tudo. Especialmente o dourado e prata.

- As rendas continuam com seu glamour e as transparências seguem trazendo sensualidade

- As estampas florais seguem com traços mais livres e soltos, flores graúdas, pouco contraste e fundo escuro. Combine com peças mais pesadas, quebrando a delicadeza das flores, como jaquetas e botas.

 

- As saias longas e esvoaçantes, bem ao gosto do estilo boho, estão com tudo. Vão dos looks casuais às produções de festas.

- Os tons terrosos prometem ser o carro chefe da estação, em um leque de opções entre os tons laranjas até os vermelhos.

 

- O pretinho fica nada básico completando um look chamado “total black”.

BOLSAS

- As bolsas são grandes com texturas e franjas. Os modelos xodó da temporada são as máxi clutches (bolsa carteira, segurada na mão e grande)

CALÇADOS

- As botas vão desde o comprimento curto até a cano longo. As com cano curto devem ser com salto mais grosso. A novidade são as fivelas e amarrações.

 

- O brilho metalizado vem também nos calçados, nas cores prata, dourado e ouro envelhecido. Os scarpins, não podem faltar na lista básica de qualquer mulher.

 

- Seguem as ankle boots (botas de cano na altura do tornozelo) e open boots (botas vazadas estilo sandália). A dica é que as mulheres de pernas grossas e baixinhas usem com meia-calça da mesma cor da bota ou no tom nude, para suavizar e alongar as pernas.

Entrevista com Savana Ferreira

Quando começou sua paixão por moda?

“Desde pequena sempre fui louca por roupas, batons e esmaltes. Usava os sapatos da mãe e meu batom preferido era o "cor de uva". Com o tempo essa paixão passou a ser cada vez maior, como acontece com a maioria das mulheres”

Qual o objetivo do seu blog?

“Criei o blog em julho de 2011 com a idéia de compartilhar informações. Tenho curso de consultoria de imagem e estilo. Também gosto muito de ler blogs e revistas e estar por dentro de tudo que rola neste mundo que me encanta. Quem curte o blog no Facebook (www.facebook.com/Dicasdasavana), participa de sorteios de brindes e presentes. Ele recebe em média 4 mil visitas mensais. Aceito parcerias com sites e lojas que queiram divulgar seus produtos no blog”

O que você acha do estilo de vestir dos cachoeirenses?

“Em geral os cachoeirense gostam de estar por dentro das tendências, e procuram se vestir bem. Muitos seguem um estilo próprio, e alguns criam estilos dentro de grupos, o que é normal e tem em todo lugar. O que as pessoas deveriam entender é que nem todas as roupas ficam bem em todo mundo, porque cada um tem um tipo de corpo, o que fica bem em mim, poderá não ficar bem em ti. Temos pouco conhecimento nessa área, e é por isso que existem os blogs para ficarmos ‘por dentro’ e os consultores de imagem, para ajudar as pessoas a se vestirem de acordo com seu biótipo”

Por que é importante cuidar da aparência?

“Somos analisados antes mesmo de falarmos alguma coisa, inconscientemente, pela roupa que vestimos. Sendo assim, devemos ligar mais para a aparência, pois ela demonstra quem a gente é. Se preocupar com a imagem não é futilidade.Com a aparência podemos conquistar o emprego dos sonhos, ou perder ele. As pessoas devem buscar esse tipo de informação”

Na sua opinião, as lojas de Cachoeira estão preparadas para atender os clientes fashionistas?

“Existem muitas lojas que realmente estão preocupadas em oferecer as peças da moda para seus clientes, mas a grande maioria não tem as tendências, pois elas demoram pra chegar. Muitas vezes o que está sendo usado em São Paulo e Rio de Janeiro chega aqui tão atrasado, que até já nem esta mais na moda. A moda é passageira, por isso digo que não devemos comprar uma peça só porque é tendência”

E os vendedores?

“Seria ótimo se todos os vendedores de lojas de roupas e calçados tivessem curso de consultoria de imagem, ou entendessem o assunto para auxiliar melhor seus clientes na hora da compra. Alguns querem que tu compre qualquer coisa de qualquer maneira, sem ao menos te dar opções”

Confira dicas da Savana para acertar nas compras

>Não compre uma peça só porque é tendência. Você tem que se sentir bem, tem que imaginar diferentes looks com ela. Vale o seu estilo. Antes de comprar, pergunte-se: essa peça tem a ver comigo?

> Peças da moda podem ficar muito lindas nas passarelas, mas nem todas ficam bem em “nós mortais”

>Uma mulher que está acima do peso não deve usar estampas graúdas, pois poderá parecer maior do que é.

> As baixinhas não devem usar máxi bolsa (bolsa grande), pois vai parecer ainda menor. A bolsa ficará grande em relação a proporção do seu corpo.

>Também não adianta comprar uma roupa ou calçado só porque o preço é bom.Vale a pena pagar um pouco mais, mas ter algo de qualidade.

>Uma opção bem legal são os brechós. Você pode garimpar peças boas por um ótimo preço. Em Cachoeira do Sul temos brechós bons e de bom gosto.
 

 

 

Contato

twitter:@dicasdasavana facebook.com/Dicasdasavana contato@dicasdasavana.com